Description

Com mais de 1 milhão de metros quadrados, é uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano

O Parque Ipanema possui cerca de 12 mil árvores plantadas, está localizado no centro da cidade e é uma área aberta a toda a população. FOTO: Sérgio Mourão
O PARQUE

Parque Ipanema é um parque localizado no município brasileiro de Ipatinga, interior do estado de Minas Gerais. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, é uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. O complexo de lazer foi uma das últimas obras do paisagista Roberto Burle Marx.

A área compreendida pelo parque é também considerada como um dos bairros oficiais de Ipatinga, sendo que dos 35 bairros do município era o 27º maior em área total.

PULMÃO DE IPATINGA

O Parque Ipanema era um sonho acalentado desde 1970, quando a paisagem de Ipatinga, dominada pela usina siderúrgica, tinha ares cinzentos. Mas só se tornou realidade uma década depois, quando Burle Marx foi convencido a viajar até Ipatinga para colocar de pé um projeto que, já para a época, era considerado por demais audacioso.

Hoje, o Parque Ipanema é considerado a maior área verde urbana de Minas Gerais, com cerca de um milhão de metros quadrados e mais de doze mil árvores plantadas. Ardoroso defensor do meio ambiente, por isso conhecido como um homem "de coração grande e verde", o paisagista procurou utilizar no projeto feito para a Prefeitura de Ipatinga a maior quantidade possível de vegetação nacional. A partir daí, Ipatinga se tornou, ainda jovem, numa cidade bonita e verde, o que nos enche de orgulho e chama a atenção dos visitantes

O Parque Ipanema é considerado a maior área verde urbana de Minas Gerais, com cerca de um milhão de metros quadrados e mais de doze mil árvores plantadas. FOTO: Ricardo Gallo
INFRAESTRUTURA

Possui cerca de 12 mil árvores plantadas, está localizado no centro da cidade e é uma área aberta a toda a população. Oferece área de lazer com pista para caminhada e corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Recentemente foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa, construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados.

Conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, lago com Cata-vento, pista de Cooper e ciclovias, anfiteatro, Farmácia Verde, Horto Municipal, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, playground, auditório, Parque da Ciência, estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca). Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são frequentadores assíduos do Parque Ipanema. O local possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno.

PARQUE DA CIÊNCIA

No Parque Ipanema está situado o Parque da Ciência, espaço informal de educação para divulgação científica. Também conhecidos como museus interativos de ciência, esses locais são dirigidos ao público em geral. Usam linguagem acessível com interações lúdicas para difundir conceitos das ciências naturais e popularizar o saber científico.

Têm como pricipais atrações montagens que apresentam princípios ou fenômenos físicos, biológicos, químicos ou astronômicos, e que podem ser vistas ou tocadas pelo visitante. O Parque da Ciência promove anualmente uma Mostra de Ciência e o Projeto Astronomia no Parque. O Parque da Ciência de Ipatinga possui um acervo com 60 montagens.

O bairro Parque Ipanema, que seria inicialmente o bairro Novo Iguaçu, foi projetado pelo paisagista Burle Marx. Nele está localizado o Parque Ipanema, uma das maiores áreas verdes urbanas do Brasil
BAIRRO PARQUE IPANEMA

O bairro Parque Ipanema, que seria inicialmente o bairro Novo Iguaçu, foi projetado pelo paisagista Burle Marx. Nele está localizado o Parque Ipanema, uma das maiores áreas verdes urbanas do Brasil. Trata-se de um excelente espaço para lazer e para a prática de exercícios físicos. Lá, encontram-se também o Parque das Ciências, o Kartódromo e o Estádio João Lamego Neto - "Lamegão".

O Parque Ipanema tem como ponto inicial e final o encontro da Rua de Pedestres com o eixo da Rua Safira. Segue pelo eixo da Rua Safira até o Ribeirão Ipanema; segue pela margem direita do Ribeirão Ipanema até o eixo da Avenida Minas Gerais; segue pelo eixo da Av. Minas Gerais até os fundos dos lotes, à esquerda da Rua Pedras Preciosas; segue pelos fundos destes lotes até o eixo da Rua Topázio; segue pelo eixo desta rua até o eixo da Rua Águas Marinhas; segue pelo eixo da Rua Águas Marinhas até a Rua Turmalina; segue pelo eixo da Rua Turmalina até os fundos dos lotes da Rua Brilhante; segue pelos fundos destes lotes da Rua Brilhante até o encontro da faixa da BR – 381; segue pela faixa até a Av. Marginal; segue pela faixa da Av. Marginal, cruza a BR-381 e segue até a Rua Viçosa; segue pela Rua Viçosa até a Rua João N. Cruz; segue pela Rua João N. Cruz, cruza o Ribeirão Ipanema até o eixo da Av. Cândido Rondon; segue por esta avenida, cruza a BR – 381 até o eixo da Rua de Pedestre que margeia o Parque Ipanema; segue pelo eixo da Rua de Pedestre até o eixo da Rua Safira, ponto de partida.

FONTE: Coletãnea "IPATINGA - Cidade Jardim" - José Augusto Moraes

VÍDEO: Parque Ipanema
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=4j2C_Pq2Zcc[/embed]

 

 

CLIQUE NA FOTO, arraste o mouse e faça um passeio pelo Google Street View no Parque Ipanema[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m0!3m2!1sen!2sus!4v1428024357067!6m8!1m7!1stua0pMJlr7uKMM2DS-jbbQ!2m2!1d-19.468682!2d-42.540689!3f253.41954207448939!4f-1.930076444606101!5f0.7820865974627469&w=753&h=450]

 

Location

Parque Ipanema, Ipatinga - Minas Gerais, Brasil

Região
Not Available
Today's work schedule is not available
  • Segunda-feira

    Open 24h

  • Terça-feira

    N/A

  • Quarta-feira

    N/A

  • Quinta-feira

    N/A

  • Sexta-feira

    N/A

  • Sábado

    N/A

  • Domingo

    N/A

  • outubro 23, 2021 12:14 pm local time

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação
      error: Conteúdo Protegido!